Licenciamento Atrasado 2020

Licenciamento atrasado 2020 – O licenciamento é um procedimento imposto anualmente sobre os veículos que estão registrados em território brasileiro. O processo de licenciamento é de fundamental importância para emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, mais conhecido pela sigla CRLV. Esse documento garante que o veículo está dentro das normas ambientais e de segurança. Atrasar o pagamento do licenciamento pode acarretar em algumas sanções ao proprietário do veículo. Por isso quer se informar um pouco mais sobre licenciamento atrasado 2020? Leia o artigo abaixo!

Licenciamento Atrasado
Licenciamento Atrasado

Licenciamento Atrasado – O que fazer

O licenciamento é um procedimento imposto tanto para automóveis quanto motocicletas. Cada estado possui seus próprios parâmetros de definição do valor e calendário de pagamento e fiscalização. O licenciamento atrasado pode gerar dores de cabeça para o proprietário do veículo. Daí a importância de ficar por dentro de todas as informações referentes a esse assunto.

Para corrigir a situação do licenciamento atrasado, o contribuinte deve:

  • Ir até uma agência do Departamento de Trânsito do estado de registro do veículo ou qualquer outro estabelecimento credenciado pelo mesmo órgão;
  • Lá, poderá dar entrada na quitação dos débitos que estão pendentes em relação ao licenciamento atrasado.
Licenciamento Atrasado
Licenciamento Atrasado

Em muitos estados, o licenciamento atrasado pode ser resolvido diretamente na internet no site oficial do Detran. Basta apenas que consulte e imprima o guia de recolhimento do tributo.

Outro ponto importante: o não pagamento do licenciamento pode fazer com que o Detran imponha sua dívida como ativa. A dívida ativa pode acarretar em processos extrajudiciais até o momento que for solucionada. Em caso de não quitação, você pode consultar o site da Procuradoria Geral do Estado para conferir as formas de pagar os débitos.


Multa do Licenciamento Atrasado 2020

O licenciamento atrasado pode acarretar em algumas sanções ao motorista que for pego numa fiscalização da polícia e órgãos de trânsito.

  • A principal consequência do atraso é a multa. Entretanto, não só isso.
  • O condutor do veículo pode ser taxado numa infração gravíssima, fazendo com que perca até 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Além das sanções acima, caso já tenha acumulado pontos decorrentes de outras infrações, há a possibilidade de perder a carteira.

É essencial que não atrase o pagamento do licenciamento. Isto porque o valor da multa em caso de atraso está fixado em R$293,47, uma taxa que pode causar desequilíbrio no rendimento mensal.

Multa do Licenciamento Atrasado 2020
Multa do Licenciamento Atrasado 2020

VEJA AINDA:


Como Pagar Licenciamento

Uma dúvida muito comum entre os proprietários de veículos é: como pagar licenciamento? Você é um deles? Siga o passo-a-passo abaixo:

  • Para pagar o licenciamento é necessário que tenha o guia de recolhimento em mãos. Esse documento pode ser gerado no site do departamento de trânsito do estado de registro do veículo. Após emitir na plataforma, imprima o documento.
  • Com o guia de recolhimento em mãos, o contribuinte poderá comparecer a qualquer agência bancária, como: Caixa Econômica Federal; Banco do Brasil; Itaú; Bradesco; Santander.
  • Após a realização do pagamento na agência, o licenciamento do seu veículo está feito.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...