Licenciamento 2020

Todos os anos, os proprietários de veículos precisam cumprir com a tarefa obrigatória de quitar os tributos cobrados pelo governo estadual juntamente com o Detran e a Secretaria de Fazenda (SEFAZ). Entre esses tributos destaca-se o Licenciamento 2020 anual. Você já pagou a sua tributação? Se ainda não a fez aproveite para ler com atenção este artigo, uma vez que o mesmo irá abordar tudo sobre o Licenciamento 2020. Continue comigo.

Licenciamento 2020
Licenciamento 2020

Saiba mais sobre o licenciamento no Brasil:


Licenciamento 2020

Muitas pessoas acreditam e se confundem sobre o funcionamento do licenciamento de veículos. Há quem pensa que ele é diferente do seguro DPVAT e do IPVA. Na verdade, o Licenciamento 2020 – como o próprio nome sugere – é uma espécie de permissão que assegura ao proprietário de um veículo a tranquilidade de poder conduzi-lo sem se preocupar com a fiscalização. O licenciamento é composto de três importantes tributos. São eles:

  • Seguro DPVAT – Trata-se de um seguro de caráter obrigatório que deve ser pago todos os anos em uma única cota. Ele possui valor único em todos os estados brasileiros. A única variação que pode ser encontrada diz respeito à categoria em que o veículo é inserido.
  • IPVA 2020 – O IPVA é a sigla para “Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores”. Ele também é cobrado todos os anos, mas o valor é diferente de estado para estado, pois a sua definição é realizada pelos governos estaduais que estipulam prazos. Além disso, são atualizados anualmente a tabela de pagamentos conforme o final da placa dos veículos. A quitação pode ser feita em cota única ou então em até três parcelas.
  • Taxa de expedição do licenciamento – Assim que o contribuinte realiza o pagamento dos dois tributos anteriores precisará realizar mais uma quitação para finalizar o processo de regularização do seu veículo. A taxa de expedição do licenciamento é cobrada pelo Detran e pode variar de um estado para o outro. Por ora, o seu pagamento é obrigatório.

E atenção: É importante que o proprietário do veículo consulte a situação do mesmo antes de efetuar o pagamento do licenciamento anual. Caso tenha alguma multa registrada precisará quita-la imediatamente para ficar em dia.

CONFIRA TAMBÉM:


Valor Licenciamento 2020

Como já havia mencionado anteriormente o valor do licenciamento anual não é fixo, pois existem algumas variáveis que acabam determinando o valor do veículo como, por exemplo, o seu valor venal e mais a alíquota que lhe é aplicada, cuja porcentagem é diferente de um estado para o outro. Por isso, para saber o valor exato do licenciamento do seu veículo é necessário realizar uma consulta direta no site do Detran, que você pode conferir mais abaixo neste artigo.


Tabela Licenciamento 2020

A tabela do licenciamento anual 2020 é de extrema importância para os proprietários de veículos, uma vez que a mesma apresenta todas as datas de pagamento conforme o final da placa do veículo. Além do mais, o Detran costuma divulgar uma tabela direcionada para os chamados veículos de passeio, e outra para aqueles registrados como veículos de carga, como é o caso dos caminhões. Vale lembrar que a tabela de licenciamento é atualizada todos os anos.


Consulta Licenciamento 2020

Como havia comentado neste post os proprietários podem (e devem) consultar a situação em que se encontra o veículo para quitar as tributações do licenciamento 2020 e deixá-lo regularizado. O procedimento é simples é só fazer o seguinte:

  • Acesse o site oficial do DETRAN do seu estado;
  • Procure em “Serviços” por “Licenciamento 2020”;
  • Na nova página, insira a placa do veículo a ser consultado;
  • Em seguida, digite o RENAVAM do mesmo veículo;
  • Marque a caixa “Não sou um robô” e/ou código Captcha;
  • Depois clique no botão “consulta”.

Pronto. Agora é só verificar os dados do seu veículo e as informações a respeito sobre a sua situação atual.


Pagamento Licenciamento 2020 – Data

Agora que você já compreendeu como funciona o Licenciamento 2020 é hora de compartilhar contigo sobre outra parte importante: o pagamento do licenciamento.

Pois bem, para efetivar o processo de regularização é só imprimir a guia de pagamento e quitar a mesma em:

  • Qualquer agência bancária;
  • Internet Banking;
  • Casas Lotéricas e;
  • Postos Autorizados.

Fique atento aos prazos para não precisar de pagar multa, ok? Até a próxima!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...